Pedra para borda de piscina – qual é o melhor tipo?

Piscina azul com duas espreguiçadeiras e um guarda sol.

Uma das maiores dúvidas de quem procura por materiais para borda de piscina é saber qual deles é o melhor. Pedra, porcelanato, cerâmica, entre outros.

Bom, cada um deles possui suas vantagens e para escolher qual atende melhor à sua necessidade, é preciso conhecer cada um deles.

É certo que não há nada melhor do que aproveitar um dia ensolarado em uma piscina, mas saiba que a borda pode fazer toda a diferença para que suas experiencias nos dias de calor fiquem ainda mais gostosas.

Pois é, se engana quem acredita que as bordas possuem apenas valor estético… escolher uma borda atérmica por exemplo pode evitar que você queime seus pés ao sair da piscina. Vale lembrar que as dicas que daremos nesse artigo se aplicam a qualquer tipo de piscina, desde as convencionais até às piscinas com borda infinita.

Antes de começarmos a analisar cada material, logo de cara já ressaltamos que as pedras possuem uma beleza inigualável e conseguem agregar ainda mais valor à obra. Sem mais delongas, vamos entender tudo sobre o assunto!

Tipos de bordas para piscinas

Separamos algumas ótimas opções de bordas para piscina. Considere as seguintes:

  • Pedras

A maioria das bordas de piscina de pedra possuem propriedades térmicas que as tornam uma escolha extremamente vantajosa e podem ser usadas de diferentes formas, justamente por possuir uma enorme variedade de tipos.

Inclusive, muitas pedras, além de serem atérmicas podem ser também drenantes e antiderrapantes.

O que mais chama atenção nas bordas de deck, sem dúvidas, é a beleza. Essa opção é extremamente charmosa e, se o desejo principal for agregar valor estético ao espaço, os decks podem ser exatamente o que você está buscando.

Porém, é preciso se atentar com o nível da água, afinal o contato da madeira com a umidade faz com que o material apodreça.

É importante frisar também que se você optar pelo deck, procure utilizar os tipos de madeiras mais indicados para essa finalidade, como ipê, itaúba e cumaru.

  • Cerâmica e porcelanato

A cerâmica e o porcelanato são ideais para borda de piscina, uma vez que apresentam resistência às ações do tempo, contato direto com extrema umidade e água da própria piscina, sem desbotar. Além do mais, também são antiderrapantes.

Por que utilizar pedra na borda da piscina?

Além de proporcionar requinte aos ambientes externos, a borda para piscina de pedra oferece mais benefícios, como:

  • Evidenciar o entorno da piscina

A borda serve também para evidenciar o local, por questões de segurança. Quanto mais destacada a piscina estiver, menores serão as chances de ocorrer acidentes.

  • Agregar harmonia

Pensar em todo o paisagismo e decoração da área externa e não aderir a uma borda para a piscina é como jantar e não pedir a sobremesa… não está completo, poderia ser bem melhor!

De fato, o acabamento da piscina faz toda a diferença no ambiente e demonstra o cuidado e atenção que o proprietário teve em decorar e tornar o ambiente mais funcional.

  • Proporcionar conforto térmico

Um dos principais atributos que torna a borda de pedra para piscina ainda mais atraente são suas propriedades térmicas.

Você já deve ter tido a experiencia de encostar numa borda de piscina em um dia de muito calor e sentir um desconforto devido a elevada temperatura, ou querer sentar-se na borda e não poder… com a borda de pedra isso não acontece.

  • Longa vida útil

A borda para piscina de pedra possui sempre a aparência de nova, isso porque ela não se deteriora com o passar do tempo, oferecendo uma vida útil extremamente longa ao proprietário.

  • Elevada resistência

A pedra é um dos materiais mais resistentes para borda de piscina, o que garante que sua borda não tenha rachaduras e não precise ser trocada devido a quebras.

Qual é a melhor borda de piscina?

A escolha da melhor borda vai depender de quais finalidades você privilegia. Você deve analisar se deseja agregar mais valor estético a sua área de lazer ou se prioriza a funcionalidade.

Por exemplo, se você possui crianças em casa, seria preferível optar por uma borda com textura antiderrapante para evitar que acidentes ocorram. Mas se você gosta de tomar sol na borda, a melhor opção é escolher um material atérmico para não conduzir calor.

Contudo, a borda de piscina de pedra consegue unir beleza e funcionalidade em uma só peça, sendo uma excelente opção em qualquer tipo de caso.

Pedras atérmicas para borda de piscina

Quando falamos em bordas atérmicas, dois tipos se destacam: borda boleada e a pedra cimentícia.

Borda boleada para piscina

Com granilhas aparentes e realce nas cores, a borda boleada se adequa perfeitamente a qualquer tipo de piscina, seja em clubes, hotéis, residências ou spas.

O melhor de tudo é que além de não esquentar quando exposta ao sol, é totalmente ecológica e sua secagem acontece naturalmente.

A Drenaltec oferece a borda boleada nas cores branco, areia, marfim, palha, crema, amarelo, cinza claro e camurça (cimento branco).

Pedra cimentícia para borda de piscina

A pedra cimentícia Peito de Pomba é muito semelhante à borda boleada, pois também pode ser aplicada em todos os tipos de piscinas, não aquece com a exposição solar e é 100% ecológica.

Ela possui a superfície acetinada e textura com granilhas aparentes. A Drenaltec disponibiliza nas cores branco, areia, marfim, palha, crema, amarelo, cinza claro e camurça (cimento branco).

Qual tipo de pedra é melhor para borda de piscina?

As pedras cimentícias da linha Drenáqua, além de possuir uma grande variedade de cores e tamanhos, é ecológica, possui drenagem acima de 90%, tem baixa condutividade térmica e é extremamente resistente.

E as vantagens não param por aí… para a instalação não é necessário o uso de rejunte ou argamassa, dispensa contrapiso, tem alta aderência e é possível reaproveitar o material em remoções.

A linha Drenaqua oferece quatro opções de pisos drenantes:

Outros tipos de pedras para borda de piscina

Também há outros tipos de bordas, como:

  • Pedra Mineira

O nome se deve à sua origem, Serra da Canastra, em Minas Gerais. É uma ótima opção para quem preza pela segurança e conforto, uma vez que é antiderrapante e oferece equilíbrio térmico.

Além do mais, esse tipo de pedra oferece alta durabilidade, fácil instalação e manutenção.

  • Pedra Portuguesa

A principais características desse tipo de pedra são a resistência e aderência, tal fato faz com que ela seja comumente utilizada em vias públicas, inclusive um dos calçadões mais famosos do país é composto por essa pedra, o calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

É por esse motivo que a Pedra Portuguesa pode ser também uma ótima opção para borda de piscina, isso sem contar que possui uma beleza única. Uma boa dica para a utilização dessa pedra na borda da sua piscina é combinar diferentes cores e formar padrões.

  • Pedra Goiás

A Pedra Goiás proporciona durabilidade, beleza e alta resistência. Também é antiderrapante e oferece a vantagem de reter pouco calor.

Uma das características que torna esse tipo de pedra única é que o tamanho das placas é variado, possibilitando a formação de agrupamentos irregulares.

  • Pedra São Tomé

Quando falamos em pedras que oferecem alta durabilidade, não podemos deixar de citar a Pedra São Tomé, tipo de quartzito nobre que além de resistir ao desgaste natural e agentes corrosivos, também suporta pesos elevados e tem boa absorção de líquidos.

  • Pedra cerâmica

A pedra cerâmica é recomendada para quem preza pela versatilidade e não está disposto a pagar um preço elevado por isso. Apesar de não ser uma pedra natural, oferece uma beleza encantadora e se adapta a qualquer tipo de espaço.

  • Travertino nacional

É uma pedra extraída diretamente da natureza com tonalidade bege que é ideal para proporcionar harmonia, praticidade e, acima de tudo, conforto graças à baixa absorção térmica.

  • Mármores e granitos

São tipos de pedras mais caras e a instalação não é muito recomendada para áreas com piscina, exceto se a fornecedora do material os tornar aptos para ambientes extremamente úmidos, de forma que a borda não fique escorregadia.

Lembre-se: a Drenaltec é líder no mercado nacional de Pisos Drenantes. Se você pensa em aderir ao Piso Drenante para trazer mais sofisticação e sustentabilidade ao seu projeto, entre em contato e confira as opções!

E, se você gostou desse artigo, também pode se interessar por:

Piso para quintal: como escolher o melhor?

Piso permeável para área externa – qual o melhor?

Parede revestida é tendência moderna de arquitetura

Por que instalar piso antiderrapante para calçada?

O que valoriza um imóvel? 7 pontos para considerar